Bem vindo A APROSEVU

Diretor da Aprosevu realiza doação de sangue

No dia de ontem nosso amigo e diretor da Aprosevu, o agente patrimonial André Luiz de Freitas compareceu ao Hemocentro de nossa cidade para fazer sua parte e ajudar quem precisa.

Sabemos da importância dessa atitude, ainda mais neste momento de pandemia onde o número de doações caíram dramaticamente.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), são realizadas 92 milhões de doações de sangue por ano em todo o mundo. Uma única doação pode salvar até 4 vidas. No Brasil, segundo a OMS cerca de 1,9% dos brasileiros doam sangue regularmente. Este número está dentro dos parâmetros definidos pela OMS, contudo é preciso melhorar.

Em tempos de pandemia os bancos de sangue estão sendo monitorados e já apresentam uma diminuição nos estoques de bolsas. O Ministério da Saúde orienta que as doações não devem parar. Segundo a Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue), os postos de coleta de sangue já tiveram uma queda de 30%.

As coletas são realizadas em ambiente hospitalar, portanto essa diminuição pode ser explicada pelo medo do doador se expor ao risco e acabar se contaminando com o COVID-19. É essencial que as pessoas saudáveis doem sangue, a necessidade é diária e o sangue não se compra, não se vende e é fundamental para atender tanto os pacientes de doenças hematológicas assistidos nas unidades da própria instituição, quanto os que estão nos hospitais à espera de transfusão.

Pensando na segurança de todos, novas regras foram implantadas para evitar aglomerações. Desde o dia 13 de abril quem quiser fazer a doação deve agendar um horário no site da Fundação Pró-Sangue. Os cuidados com a higienização foram intensificados pelos hemocentros, lavagem de mãos, uso de antissépticos e higienização de instrumentos e superfícies.



Quais os cuidados para a doação
Além das medidas de higienização que já estão sendo adotadas, indivíduos que apresentaram sintomas respiratórios e febre nos últimos 30 dias não podem realizar qualquer tipo de doação.

Doadores que estiveram em contato com algum paciente com covid positivo ou apresentou sintomas, não poderá fazer a doação de sangue por um período mínimo de 14 dias.

Durante a doação, o doador e o profissional da saúde devem manter a distância necessária para diminuir os riscos e uma possível contaminação no local.


Para doar sangue na pandemia

Estar saudável sem sintomas de gripes, resfriados ou com tosse nos últimos 30 dias

Pesar mais de 50kg

Ter entre 16 e 59 anos – Idosos devem aguardar o fim do isolamento social

Não ter tido hepatite após os 11 anos

Demais critérios para a doação

Estar alimentado (não ingerir alimentos gordurosos antes da doação)

Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

Apresentar documento de identificação com foto emitida por órgão oficial (carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho, passaporte, registro nacional de estrangeiro, certificado de reservista e carteira profissional emitida por classe).




Impedimentos temporários

Estar grávida.

Pós-parto: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana.

Impedimento de 12 meses no período que a mulher estiver amamentando.

Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.

Tatuagem / maquiagem definitiva nos últimos 12 meses.

Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.

Qualquer procedimento endoscópico (endoscopia digestiva alta, colonoscopia, rinoscopia etc): aguardar 6 meses. Extração dentária (verificar uso de medicação) ou tratamento de canal (verificar medicação): por 7 dias.

Cirurgia odontológica com anestesia geral: por 4 semanas.

Acupuntura: se realizada com material descartável: 24 horas; se realizada com laser ou sementes: apto; se realizada com material sem condições de avaliação: aguardar 12 meses.

Vacina contra gripe: por 48 horas.

Herpes labial ou genital: apto após desaparecimento total das lesões.

Herpes Zoster: apto após 6 meses da cura (vírus Varicella Zoster).

Brasil: estados como Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são locais onde há alta prevalência de malária. Quem esteve nesses estados deve aguardar 12 meses para doar, após o retorno.

EUA: quem esteve nesse país deve aguardar 30 dias para doar, após o retorno.

Europa: quem morou na Europa após 1980, verificar aptidão para doação no (11) 4573-7800.

Malária: quem esteve em países com alta prevalência de malária deve aguardar 12 meses após o retorno para doar. (critério semelhante ao dos estados brasileiros com prevalência elevada de malária).

Febre Amarela: quem esteve em região onde há surto da doença deve aguardar 30 dias para doar, após o retorno; se tomou a vacina, deve aguardar 04 semanas; se contraiu a doença, deve aguardar 6 meses após recuperação completa (clínica e laboratorial).





Critérios definitivos de impedimento

Ter passado por um quadro de hepatite após 11 anos;

Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue:

Hepatites B e C,

AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV 1 e 2 e Doença de Chagas;

Uso de drogas ilícitas injetáveis.



Intervalo entre as doações Homens: 2 meses (máximo de 4 doações no período de 1 ano).
Mulheres: 3 meses (máxima de 3 doações no período de 1 ano).



É com orgulho que agradeçemos esse guerreiro, pois esse gesto vai ajudar muitas pessoas que estão precisando.



Lembrando a todos que quiserem ajudar doando sangue ao Hemocentro iremos deixar logo abaixo o endereço e telefone de contato.

Horário de atendimento Segunda a sexta-feira: 8h às 17h - (acesso pela portaria situada à Rua Pedro Quirino da Silva, entre a Av. Levino de Souza e Rua Teresina).iv>
Telefone: (34) 3088-9200 Endereço Avenida Levino de Souza, 1845 - Bairro: Umuarama - Cep: 38.405-322

Como chegar De ônibus: partindo do Terminal Central - linhas 120 ou 121, seguir até o Terminal Umuarama, onde tomará um outro ônibus das linhas 208, 251, 252, 234 ou 109; descer no quarto ponto, nas proximidades da UFU/Medicina), atravessar a rua, caminhar até a esquina no sentido dos veículos, virar à esquerda, seguir em frente por um quarteirão, atravessar, caminhar mais meio quarteirão até a entrada principal.

De carro: seguir reto na avenida Afonso Pena, passar embaixo do viaduto da BR050 e nos 200 metros seguintes virar à esquerda na Rua Ceará; então, seguir por 800 metros, virar à direita na Avenida Levino de Souza e seguir por aproximadamente 350 metros.