Bem vindo A APROSEVU

Ações da campanha 'Outubro Rosa' são intensificadas em Uberlândia

Além de alterar horário de funcionamento de duas unidades de saúde, Prefeitura realiza ação especial ao público feminino; confira a programação.

 

As unidades básica de Saúde dos bairros Martins e Brasil terão seus horários de funcionamento alterados esta semana para garantir atendimento mais amplo às mulheres usuárias do serviço, durante a a campanha "Outubro Rosa" , que acontece em várias regiões de Uberlândia, com ações de promoção à saúde e conscientização sobre o câncer de mama.

Em Martins, o horário de atendimento será das 8h às 14h, já no Bairro Brasil, as atividades começam na mesma hora, mas serão encerradas às 17h. Outubro é o mês de prevenção contra o câncer de mama e várias ações estão sendo realizadas pela Prefeitura de Uberlândia.

Entre as ações, estão previstos agendamentos de exames de mamografia, palestras nas salas de espera, busca ativa de pacientes e coleta de material citopatológicos. A iniciativa visa fortalecer o rastreamento e diagnóstico precoce de câncer de mama e do colo de útero.

  • Atividades para prevenção do câncer de mama são realizadas durante 'Outubro Rosa' em Uberlândia e Araguari
  • Terça-feira (15): A partir das 8h30, a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) no Bairro Novo Umuarama vai montar um grupo de orientações sobre atividades físicas na gestação, coleta de citopatologia e cuidados com a saúde da mulher – como autoexame de mama.
  • Quarta-feira (16): A Unidade de Atendimento Integrado (UAI) no Bairro Martins promove visitação no ambulatório. Durante o percurso serão debatidos o combate à obesidade, reeducação alimentar e prevenção e tratamento da sífilis. O encontro está marcado para às 14h. No mesmo dia será ministrada uma palestra educativa sobre saúde da mulher na Penitenciária Jacy de Assis.
  • Sexta-feira (18): Café da manhã e palestra “Integralidade do Cuidado no Climatério” ocorrerá na UBSF no Bairro Granada I, a partir das 8h30. Já a equipe do UBSF Granada II realizará blitz educativa entre as 8h e 10h. Além disso, durante todo o dia os servidores da UBSF Canaã I e III organizou um “Dia D” para coleta de citopatologia, agendamento de mamografia e palestras diversas.

 

Matéria publicada no site G1, na data 15/10/2019.